Radio Cidade FM - Coronel Fabriciano - MG

(31) 3842-5020
Novonet 100% Fibra Óptica

Opinião

Toda empresa será uma fintech!

Segundo estudos, toda empresa, muito em breve, ou terá um setor próprio de fintech ou se transformará em banco digital.

Toda empresa será uma fintech!
cndl.org.br
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Olá, amigos, é com enorme satisfação que escrevo para a Rádio Cidade FM.

O título desta coluna já nos remete a uma questão bem, no mínimo, intrigante, que é falar sobre empresas, de qualquer setor ou atividade, se transformando em Fintechs.

Mas antes disso, o que é uma Fintech? Este é o termo utilizado para Financial Technologies, ou "empresas de tecnologia com foco em serviços financeiros", ou, podemos chamar de bancos digitais, como por exemplo, Banco Inter, Nubank, C6 Bank e as mineiras AC7 Pay e BS2, dentre outros.

Segundo Patrick Hruby, CEO do Grupo Movile, a tendência é que, com o mundo cada vez mais plugado e digitalizado, os serviços financeiros fiquem cada vez mais presentes em formas de departamento nas empresas e não estou mencionando dos setores de finanças, mas sim, de bancos digitais, um exemplo claro, é o que já está acontecendo com alguns setores, por exemplo, a rede de Atacarejo Atacadão, que lançou recentemente o Cartão Atacadão para seus clientes, provendo, além de crédito pessoal, conta digital, descontos e cash back para seus clientes.

Com esta ação, a empresa conseguiu economizar, cerca 70% em transações com seus cartões próprios, ofertando também um sistema de maquininhas POS (Pontos de Venda) para seus clientes revenderem produtos, com taxas competitivas, aumentando assim, seu leque de ofertas e claro, impactando positivamente suas receitas.

Agora imagine clubes de futebol, indústrias, redes de saúde, redes de farmácias e qualquer segmento tendo um “Bank” próprio? Faz sentido?

Com toda certeza, tendo em vista que, hoje, existem algumas companhias no Brasil, especializadas em entregar toda estrutura de um banco digital como serviço, tudo na famosa “nuvem”, porém, agregando serviços de banking, ou seja, qualquer empresa pode virar um banco digital, sem se preocupar em altíssimos investimentos de licenças, softwares, profissionais específicos, dentre outras coisas.

O Banking as a Service, ou BaaS, permite que empresas de qualquer segmento possam oferecer aos seus clientes os mesmos produtos e serviços financeiros de um banco digital. Ou seja, sem perder o foco principal do seu negócio, uma empresa passa a atuar também como uma instituição de pagamento e a oferecer soluções financeiras com a sua marca.

Esta iniciativa, ajuda na recuperação da economia e gera uma receita que, até então, fica na mão de grandes bancos e bandeiras, criando também, possibilidades de novos negócios e outras rentáveis fontes.

Você que é dono de empresa, ou trabalha em alguma, independente do tamanho e setor, já pensou na possibilidade de ofertar serviços financeiros aos seus clientes? Se ainda não, comece a pesquisar mais sobre, porque Fintechs, é a bola da vez.

FONTE/CRÉDITOS: Infomoney - Época Negócios e E-investidor
Comentários:
AAPI

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )